Tema = Conceitos de Aprendizagem
Os processos que ocorrem no momento de aprendizagem:
1 - O aprendiz sente necessidade de resolver um problema, seja por uma motivação espontânea ou induzida. Em todos os casos, a pessoa tem um objetivo;
2 - Para efetuar o problema a pessoa se prepara: Lê, estuda, consulta;
3 - A pessoa faz alguma tentativa de ação, ensaia, tenta;
4 - A pessoa constata o sucesso ou o fracasso de sua ação. Se for sucesso a repete, caso contrário faz outras tentativas ou abandona o esforço;
5 - Nota-se que toda aprendizagem se baseia em aprendizagem anteriores;
6 - Observa-se também que acontecem processos emotivos na aprendizagem. Sendo sentimentos de tensão, ansiedade, curiosidade;
7 - Conclui-se que quando se aprende algo, na realidade aprendem-se várias coisa iportantes:
a-Um novo conhecimento que é fixado na mémoria;
b-Uma melhor operação mental, já que no processo de aprendizagem estamos a todo momento a observar, distinguir, medir, relacionar, avaliar;
c- Uma confiança maior na própria capacidade de aprender e de realizar operações que satisfaçam sua necessidade;
d- Uma forma de controlar as suas próprias emoções para que contribuam à aprendizagem;
8 - Nesse mesmo sentido, deduz-se que a aprendizagem é um processo integrado no qual toda a pessoa(inteleco, afetividade) se mobiliza de maneira orgânica. Em outas palavras, a aprendizagem é um processo qualitativo, pelo qual a pessoa fica melhor preparada para novas aprendizagens. Não se trata de um aumento quantitativo de conhecimento, mas de uma transformação estrutural da inteligência.
Os processos que ocorrem no momento de aprendizagem:
1 - O aprendiz sente necessidade de resolver um problema, seja por uma motivação espontânea ou induzida. Em todos os casos, a pessoa tem um objetivo;
2 - Para efetuar o problema a pessoa se prepara: Lê, estuda, consulta;
3 - A pessoa faz alguma tentativa de ação, ensaia, tenta;
4 - A pessoa constata o sucesso ou o fracasso de sua ação. Se for sucesso a repete, caso contrário faz outras tentativas ou abandona o esforço;
5 - Nota-se que toda aprendizagem se baseia em aprendizagem anteriores;
6 - Observa-se também que acontecem processos emotivos na aprendizagem. Sendo sentimentos de tensão, ansiedade, curiosidade;
7 - Conclui-se que quando se aprende algo, na realidade aprendem-se várias coisa iportantes:
a-Um novo conhecimento que é fixado na mémoria;
b-Uma melhor operação mental, já que no processo de aprendizagem estamos a todo momento a observar, distinguir, medir, relacionar, avaliar;
c- Uma confiança maior na própria capacidade de aprender e de realizar operações que satisfaçam sua necessidade;
d- Uma forma de controlar as suas próprias emoções para que contribuam à aprendizagem;
8 - Nesse mesmo sentido, deduz-se que a aprendizagem é um processo integrado no qual toda a pessoa(inteleco, afetividade) se mobiliza de maneira orgânica. Em outas palavras, a aprendizagem é um processo qualitativo, pelo qual a pessoa fica melhor preparada para novas aprendizagens. Não se trata de um aumento quantitativo de conhecimento, mas de uma transformação estrutural da inteligência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário